Gerente de Afiliados

Razões para você contratar um Gerente de Afiliados



O desejo de todo infoprodutor é maximizar as vendas de seus produtos e ganhar autoridade dentro do mercado, e a participação ativa dos afiliados neste processo é fundamental.

O principal erro que muitas pessoas cometem é acreditar que apenas abrir seu produto para afiliação trará resultados. Mas, na verdade, ter um bom produto, comissões atrativas e páginas de venda de alta conversão não são suficientes para atrair bons afiliados para o seu negócio. Com o mercado de infoprodutos crescendo a cada dia, é preciso ir além e buscar formas de se destacar em meio a tantos concorrentes – e neste ponto o gerente de afiliados é a figura central.

Segundo o relatório anual AffStat Affiliate Summit 2015, 44.86% dos afiliados promovem produtos por incentivo dos gerentes de afiliados, enquanto que 34.59% dos afiliados acreditam que o gerente é uma figura essencial em seus negócios.



Além disso, o mesmo relatório mostra que 58.22% dos afiliados promovem menos de 10 produtos. Este resultado mostra que o produtor deve trabalhar ativamente para que seu produto seja atrativo para estes parceiros. Caso contrário, as chances de sucesso em um programa de afiliados caem drasticamente.



O gerente de afiliados é responsável não somente pela atração destes parceiros, mas também pela organização e planejamento das estratégias de vendas, funcionando como uma ponte entre o produtor e seus afiliados. Esta é uma profissão altamente valorizada dentro do mercado digital, pois traz a agilidade e a diferenciação necessárias para transformar um produto em um negócio de sucesso. Neste artigo, você irá entender as principais vantagens de possuir um gerente de afiliados.

Otimiza o tempo e facilita o trabalho do produtor

A grande vantagem de possuir um gerente de afiliados lidando exclusivamente com as necessidades dos parceiros de negócio, está na economia de tempo e foco para o produtor.

As atividades diárias de um gerente são complexas e exigem atenção, pois este profissional lida diretamente com as necessidades das pessoas. Para um infoprodutor, esta demanda de atenção é alta o suficiente para atrapalhar outras funções vitais do negócio, como a criação de conteúdo, suporte e interação com os clientes e os testes contínuos de tráfego e conversão.

Desta forma, o gerente de afiliados tira uma grande carga de trabalho do produtor, permitindo que este atue em contato direto com os clientes e prospectos. Além disso, a dedicação exclusiva para atender as demandas dos afiliados traz agilidade e confiança ao programa de afiliação como um todo.

Contato mais próximo com o afiliado

O fato do produto possuir uma pessoa lidando exclusivamente com os afiliados faz com que haja uma proximidade maior entre o produtor e o afiliado, construindo uma relação saudável, amigável e lucrativa para ambas as partes.

O mercado de infoprodutos cresce todos os dias e para grande parte dos afiliados, mudar de um produto para outro não traz grandes consequências para o seu faturamento. Porém, quando o produto possui um gerente de afiliados que dá atenção para as críticas e demandas destes parceiros, a chance de fidelização destes afiliados é maior, assim como a atração de novos parceiros de divulgação.

Multiplicação de resultados

O gerente de afiliados é um profissional comumente remunerado por resultados, ou seja, uma parcela do faturamento do produtor. Este fato é suficiente para que o profissional esteja diretamente comprometido com os resultados do negócio.

Este profissional também é capaz de compartilhar experiências e resultados de testes de conversão com seus afiliados, agregando conhecimento e experiência para o grupo como um todo. A consequência disso são o aumento do faturamento de todos os parceiros envolvidos.

Lançamento Externo: a diferença entre o sucesso e o fracasso

As etapas de um lançamento são cuidadosamente pensadas e formuladas dentro de uma estratégia previamente definida, que envolve a liberação de conteúdo, vídeos, páginas e palestras ao vivo, além das datas de abertura e fechamento das inscrições. Em lançamentos externos, ou seja, aqueles em que há a participação dos afiliados, é de extrema importância que todos entendam a estratégia de lançamento e estejam atentos a cada etapa desta estratégia.

Para o produtor, o lançamento é, por natureza, um trabalho complexo e estressante, e é necessário ter foco e atenção em todas as suas etapas, além de manter um bom relacionamento com os prospectos e com os clientes.

Um lançamento que possua um gerente de afiliados para intermediar a relação entre o produtor e afiliado tem os resultados potencializados para ambas as partes, pois há uma pessoa lidando exclusivamente com a replicação da estratégia do lançamento, organização de calendários e dos materiais de divulgação, assim como o incentivo à competitividade com rankings e premiações. Inclusive, grandes lançamentos possuem portais exclusivos para afiliados, como uma forma de organizar todo o material de divulgação e informações sobre o produto, público, premiações e suporte.

Recapitulando...

Além da economia de tempo e foco para o produtor, neste artigo você entendeu que o gerente de afiliados também promove um contato mais próximo com os afiliados, facilita a comunicação, fornece o suporte necessário para aumentar as vendas destes parceiros e é capaz de organizar e replicar as estratégias de lançamento.

No mercado de infoprodutos, é comum que os campeões de venda sejam aqueles produtos que possuem uma grande base de afiliados trabalhando ativamente com a divulgação. Sendo assim, se você deseja multiplicar seus resultados e ter sucesso no mercado de infoprodutos, tenha em mente que o gerente de afiliados é a chave para potencializar os resultados destes parceiros de negócios, e , como consequência, o faturamento do seu negócio.

Leia também:

Gerente de Afiliados

As responsabilidades de um Gerente de Afiliados

Principais características que um bom Gerente de Afiliados deve possuir





Gerente de Afiliados