Gerente de Afiliados

Principais características que um bom Gerente de Afiliados deve possuir



Transformar afiliados em verdadeiros parceiros de negócios não é uma tarefa simples. O Gerente de Afiliados é a pessoa responsável por lidar diretamente com estas pessoas, além de desempenhar outras funções igualmente importantes como a atração de novos parceiros, testes de conversão dos produtos, criação de materiais de divulgação e suporte técnico e estratégico.

Existem muitas pessoas experientes no mercado, que sabem quais são as melhores estratégias de conversão para cada nicho e produto, e poderiam ajudar o produtor e os afiliados a multiplicarem seus resultados. Entretanto, isto não significa que elas seriam bons gerentes a longo prazo, pois este profissional precisa de outras características além do simples conhecimento das ferramentas de marketing digital.

Neste artigo, você irá entender as 5 principais qualidades e habilidades que um profissional deve possuir para ser um bom gerente de afiliados. Estas características são importantes tanto para produtores que desejam contratar um profissional, quanto para aqueles que querem investir nesta carreira.

Integridade

O gerente de afiliados terá acesso a toda a estrutura do produto, área de membros, páginas de vendas, ferramentas de e-mail marketing, funis de vendas e também aos dados pessoais dos afiliados. Por este motivo, é importante que este profissional seja uma pessoa íntegra e honesta, que não fará mau uso das informações às quais terá acesso, pois este é um cargo de confiança dentro do seu negócio.

Felizmente, no mercado existem muitos profissionais sérios e íntegros, que não farão uso destas informações privilegiadas para benefício próprio. Em todo caso, é importante elaborar um contrato de confidencialidade ao contratar este profissional.

Disciplina

O gerente de afiliados é uma pessoa que tomará a iniciativa de procurar novos parceiros, gerenciar e dar suporte técnico e estratégico para os atuais, além de gerenciar testes de conversão do produto.

Devido ao grande número de atividades dentro desta função, um bom gerente de afiliados deve ser uma pessoa organizada e disciplinada, capaz de atender às demandas dos parceiros do negócio e ao mesmo tempo manter em ordem o cronograma dos lançamentos e de suas outras atividades.

Além disso, é comum que este profissional lide com centenas de testes de conversão em várias plataformas, todas com orçamentos, estratégias e resultados diferentes. É preciso, portanto, ser extremamente organizado para não perder de vista todos os resultados e métricas destes testes, além de monitorar as estratégias usadas pelos afiliados.

Conhecimento sobre o mercado

Os melhores gerentes de afiliados são aqueles que acompanham as tendências do mercado, sabem trabalhar com as ferramentas de tráfego e conversão através de testes A/B, campanhas de conversão, funis de vendas e, principalmente, sabem mensurar os resultados e avaliar as métricas das mais variadas fontes de tráfego.

Este tipo de conhecimento, apesar de não ser algo obrigatório para um gerente, trará um diferencial enorme e faz com que este profissional não seja um mero atendente para os afiliados, e sim um verdadeiro aliado na multiplicação de resultados.

Além disso, muito do que é usado no marketing de infoprodutos vem do mundo off-line. O gerente de afiliados precisa ser uma pessoa com experiência não somente no mercado digital, mas também em vendas. É preciso saber como funcionam todas as etapas de venda, para que este profissional saiba auxiliar outras pessoas a vender também.

Experiência como afiliado

Outro grande diferencial para este profissional é a sua experiência como afiliado. Afinal de contas, uma pessoa que já atuou neste mercado sabe quais são os critérios utilizados para escolher um produto ou programa de afiliação, as necessidades, desafios enfrentados e as melhores práticas dentro do mercado.

Gerentes que também atuam como afiliados podem utilizar sua própria experiência para trazer melhoras para o negócio e trabalhar ativamente, com ferramentas e estratégias atualizadas, para melhorar tanto a conversão do produto quanto a estrutura para os afiliados. Esta pessoa entende quais são as características de um bom gerente e saberá desenvolver estas habilidades para melhorar seu próprio trabalho.

Expert em relacionamento

Imagine como seria trabalhar com uma pessoa hostil, que não trata seus afiliados com educação, envia e-mails desagradáveis ou demora para responder as suas mensagens?

O gerente de afiliados é uma pessoa pública, e trabalha diretamente com as pessoas em seu dia-a-dia. Sendo assim este profissional precisa gostar de pessoas e saber se relacionar com elas de maneira amigável.

Agilidade disponibilidade para responder às demandas dos afiliados também são características essenciais para este profissional. Estes parceiros devem receber uma resposta para as suas demandas, mesmo que esta seja negativa, afinal nem sempre será possível atender a todos os pedidos. A receptividade e o bom relacionamento constroem a confiança e irão manter o crescimento da parceria entre o produtor, gerente e afiliados.

Ainda na questão da disponibilidade, é preciso oferecer diversos canais de comunicação para os afiliados, avaliar seus pedidos e levá-los ao produtor. Neste contexto, a paciência é fundamental, pois existem muitos afiliados iniciantes que precisam de orientação sobre a divulgação dos produtos. Não ter paciência, disponibilidade e carisma irá desmotivar e afastar estes parceiros.

Por fim, o gerente de afiliados deve ser uma pessoa que sabe fazer networking. Ele deve comparecer aos eventos e conversar com as pessoas, desde os afiliados iniciantes até os top players do mercado, concorrentes e responsáveis pelas plataformas de divulgação e comercialização dos infoprodutos. O networking é uma responsabilidade do produtor, porém o gerente de afiliados pode contribuir, e muito, para aumentar as chances de estabelecer novos negócios.

Conclusão

Foco, organização e integridade são habilidades básicas para qualquer profissional dentro do mercado. Além disso, o conhecimento sobre vendas, ferramentas e estratégias de marketing e a experiência como afiliado podem ser grandes diferenciais dentro da atuação deste profissional e irá refletir diretamente nos seus resultados.

O gerente de afiliados também é uma pessoa pública, que estará sempre em contato com centenas de pessoas ao mesmo tempo. Portanto, é preciso carisma e paciência para lidar com esta situação.

Neste artigo, foram discutidas as principais qualidades que um bom gerente de afiliados deve possuir para maximizar os resultados dos afiliados e produtores.

Fica claro que apenas dominar as ferramentas e técnicas de conversão e divulgação não são suficientes para construir relações duradouras e lucrativas com os afiliados. Gostar de pessoas, ter carisma e paciência são habilidades igualmente importantes. O conjunto de todas estas características é o que irá determinar o sucesso deste profissional, e, consequentemente, do negócio como um todo.

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