Gerente de Afiliados

As responsabilidades de um Gerente de Afiliados

Com o crescimento do mercado de infoprodutos, a necessidade de um gerente de afiliados é cada vez maior. Manter o foco no atendimento ao cliente e criação dos conteúdos deve ser a ocupação principal do produtor, e ter um exército de afiliados exige uma pessoa dedicada exclusivamente para gerenciar estas pessoas.

Gerente de Afiliados

Muitos ainda enxergam o gerente de afiliados como apenas um agente de suporte, ou seja, aquela pessoa que irá atender a pequenas demandas técnicas e burocráticas dos afiliados. Entretanto, gerenciar afiliados é uma função ativa que envolve todas as etapas de divulgação do produto, desde construção de páginas até testes de tráfego e conversão, além do suporte técnico aos afiliados e a manutenção do programa de afiliação como um todo.

O suporte técnico e recrutamento de novos parceiros são apenas duas das várias funções (e potenciais) que este tipo de profissional desempenha. Neste artigo, você irá conhecer as principais funções estratégicas que um gerente de afiliados desempenha dentro de um negócio digital no mercado de infoprodutos.

Atrair Novos Afiliados

Grande parte do sucesso dos infoprodutos mais vendidos vem do desempenho de seus afiliados, que podem chegar a representar mais de 70% do faturamento do negócio. Por este motivo, criar um programa de afiliação com comissões atrativas, incentivos e suporte para o afiliado é um passo essencial para atrair estes parceiros. O gerente de afiliados tem como responsabilidade criar e divulgar esta estrutura, além de atrair top players do mercado que poderão se transformar em grandes parceiros dentro do negócio.

Transformar Afiliados Engajados em Parceiros de Negócios

Uma vez que há estrutura e um trabalho ativo para a atração de novos afiliados, cabe ao gerente transformar estas pessoas em verdadeiros parceiros de negócios, que irão manter-se ativos e fiéis à divulgação destes produtos. Para tal, o gerente deve manter sempre um relacionamento cordial e atencioso com seus afiliados, responder dúvidas e atender a críticas. Todo este processo é extremamente benéfico tanto para o produtor, que conseguirá manter uma base de afiliados lucrativa, quanto para os afiliados, que terão todo o suporte técnico e estratégico para vender cada vez mais.

Rankings e Premiações

Em um mercado com centenas de produtos de nichos, preços e qualidade diferentes, é essencial possuir algum diferencial que atraia e mantenha afiliados, e a existência de competições e premiações são uma excelente maneira de atrair estas pessoas. Criar rankings e premiações pelas vendas dos afiliados é um trabalho conjunto que deve ser realizado em parceria entre o gerente de afiliados e o produtor. Incentivar a competição saudável em afiliados e criar metas de vendas que possuem prêmios como recompensa irá motivar estes parceiros a melhorar seus resultados cada vez mais, recebendo em troca o reconhecimento público e as premiações, que podem ser em dinheiro, produtos, aumentos de comissão, consultorias ou eventos. O gerente é responsável, portanto, por organizar este ranking, criar corridas de leads, desafiar e incentivar os afiliados iniciantes e premiar os top parceiros.

Criar Materiais de Divulgação

O gerente de afiliados também é responsável por atender às demandas dos afiliados no que se refere aos materiais de divulgação. Existem muitas estratégias diferentes de divulgação e venda, que vão desde blogs até anúncios em redes sociais e redes de display. Portanto, é importante que o afiliado tenha imagens, banners e exemplos de anúncios e e-mails para facilitar a divulgação do produto. É comum que os grandes gerentes de afiliado criem um portal exclusivo para seus afiliados, contendo todas as informações do produto, desde as informações sobre público e persona até as regras, premiações e treinamentos.

Criar Materiais e Treinamentos Exclusivos

Um ponto extremamente importante em um produto de sucesso é o suporte estratégico aos afiliados, especialmente para os iniciantes. Não é papel do gerente fornecer todo o conhecimento sobre marketing digital e suas ferramentas, porém disponibilizar materiais que ensinam técnicas e fornecem dicas de divulgação daquele produto específico nas redes de anúncios é um grande diferencial para atrair novos afiliados e manter os parceiros existentes. Muitos gerentes, inclusive, fazem palestras e reuniões periódicas com seus top afiliados e autoridades do marketing digital para entender e divulgar as melhores estratégias para seus afiliados.

Estabelecer e Zelar pelas regras de divulgação do produto

Quando existe uma base grande de afiliados, é importante ter um gerente que controle e fiscalize o cumprimento das regras de divulgação, evitando práticas de SPAM e marketing negativo. Apesar de aparentar ser simples, de início, na realidade a definição das regras de divulgação envolve questões complexas e polêmicas. É essencial que exista um diálogo aberto sobre as regras com os afiliados, para que estas não se tornem uma restrição ao trabalho dos parceiros e sejam realmente benéficas a todos os envolvidos. A criação das regras de divulgação deve ser realizada em conjunto com o produtor, mas quem zela pelo seu cumprimento é o gerente de afiliados.

Testar a Oferta

É extremamente importante que o gerente, antes de tudo, seja ele próprio um afiliado, para que consiga entender e melhorar as estratégias de divulgação. É papel do gerente de afiliados testar a oferta, ou seja, realizar testes de conversão em diversas plataformas e tipos de anúncios, descobrir o que funciona e repassar este conhecimento para os afiliados.

Fornecer suporte técnico aos afiliados

O gerente de afiliados é responsável por cuidar de questões técnicas dos afiliados, como correção dos links de divulgação, aprovação ou rejeição dos pedidos de entrada no programa de afiliação, entre outras questões técnicas que surgem no dia-a-dia. Porém é importante ressaltar que um gerente de afiliados não se restringe somente ao suporte técnico, e esta deve ser uma função secundária dentro do seu trabalho.

Informar e organizar os calendários dos lançamentos

A figura do gerente de afiliados é extremamente presente durante lançamentos. Ele é a pessoa responsável por divulgar e organizar os calendários dos lançamentos, além de fornecer a estrutura necessária para os afiliados, como scripts de e-mails, estratégias de divulgação, imagens e vídeos. Cabe também ao gerente, em conjunto com o produtor, explicar e detalhar a estratégia aos afiliados, para que estes consigam divulgar e participar do lançamento de maneira ativa e correta.

Como grande parte de um lançamento é a divulgação de conteúdo, os afiliados precisam estar motivados para seguir esta sequência de liberação de conteúdo até a abertura e fechamento das inscrições. Portanto, dentro do lançamento, o gerente é responsável por manter os afiliados motivados, incentivando-os a vender ou captar leads.

ConclusãoAtrair novos afiliados, dar suporte técnico, cuidar de premiações e rankings e fiscalizar o cumprimento das regras de divulgação dos produtos são apenas algumas das várias funções que um gerente de afiliados desempenha dentro do negócio.

Neste artigo, foram apresentadas as funções principais que um gerente de afiliados desempenha dentro de um negócio digital. Estas atividades vão muito além do mero suporte técnico aos parceiros de negócios, e, portanto, é essencial que exista um profissional dedicado e comprometido para atender a esta demanda.

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